Compartilhe
Ir em baixo
Secretário UBR
Secretário UBR
Mensagens : 55
Data de inscrição : 20/12/2017
Idade : 25
Localização : Capital Mundial da Pizza
Ver perfil do usuário

[FMF] Diretrizes para Competições Internacionais

em Sex Dez 29, 2017 12:44 pm
Da criação de torneios

Para Torneios Continentais e Internacionais - REGRA GERAL
- Todos os torneios não-nacionais deverão ser comunicados à Federação Internacional. Salvo caso mencionado abaixo, a autorização para torneios continentais será automático assim que houver ciência.
- A Federação Internacional só irá intervir nos torneios que não são de sua chancela quando houver quebra de alguma das regras OU em caso excepcional. Considera-se qualquer torneio não organizado pela Federação Internacional torneios sem chancela da mesma.

Para Torneios Continentais DE CLUBES
- Caso haja apenas um país, a determinação é para que não se realize
- Caso haja dois países, haverá a exceção, que deve ser dada pela Federação Internacional, SE comprovado interesse dos dois lados E que ambos tenham a mesma quantidade de times. Caso um dos requisitos não seja cumprido, a determinação é para que não se realize
- Caso haja mais de três países, poderá ser realizado, contanto que haja mais de três interessados no torneio.

Para Torneios Continentais DE SELEÇÕES
- Caso Haja apenas um ou dois países no continente, a determinação é para que não se realize.
- Caso hajam três ou mais países, poderá ser realizado, contanto que hajam ao menos três interessados em participar.
- Será permitido convidados de outros países, contanto que seja APENAS para completar numero e não pode passar de 1/3 dos participantes ou, caso hajam mais de 10 interessados, 2 países

Para Torneios Internacionais COM CHANCELA DA FEDERAÇÃO
- Será discricionário da Federação Internacional criar torneios de sua chancela, seguindo futuras regras a serem criadas posteriormente

Para Torneios Internacionais SEM CHANCELA DA FEDERAÇÃO
- Só poderá o torneio, tanto de clubes quanto de seleções, ser realizado se houver ao menos 4 federações interessadas da seguinte forma:
- Para torneios fechados, considera-se o envolvimento de mais de um continente. Caso só tenha um continente, aplica-se regra continental e o torneio passará a ter chancela da Federação Continental
- Para torneios com inscrição, o torneio passa a ser válido se houver 4 federações, mesmo que só de um continente.

Do sorteio e numeração

O sorteio de competições deve ser feita através da loteria (preferencialmente), usando qualquer uma e sempre pela ordem do sorteio, sendo todos os times sorteados no mesmo dia caso seja possível. Entretanto, O Mundial de Clubes tem uma matemática diferente que deve ser lida em setor específico.

Após definido a ordem dos times, o sorteio se dará de duas formas:
- Pote: Cada time irá para um grupo seguindo a ordem de cada grupo e seguindo de pote em pote. Regras específicas (como limitação por país ou confronto de alto risco entre países) podem sobrepor o sorteio se necessário (leia seção específica)[/b]
- Sem pote: Pode ser feito de duas formas. Na forma serpentina, o maior vai para um grupo, o segundo vai para o segundo grupo e assim vai indo. Pode ser na forma direta, onde os maiores irão para o primeiro grupo, os demais para o segundo e assim sucessivamente. Regras específicas (como limitação por país ou confronto de alto risco entre países) podem sobrepor o sorteio se necessário (leia seção específica).

Dos jogos

Os jogos devem ser usados através da Lotomania, no sorteio do dia do jogo (todos os jogos devem ser marcados no dia da loteria) e na ordem de sorteio (recomenda-se usar o site da X-Loterias). Funciona desta forma:


  • Cada jogo terá uma numeração de sorteio fixa, designada ANTES DOS JOGOS e, obrigatoriamente, na ordem em que os jogos aparecem.
  • No dia, deve ser apanhado, conforme as especificações acima, a dezena e separar em dois. O primeiro número é do mandante e o segundo é do visitante.
  • Ao pegar os dois números, deve-se dividir ambos por 2 e desconsiderar qualquer coisa além da vírgula (ex: se for 7, o resultado será 3) e este será designado como placar daquele time.


Das Partidas Eliminatórias

Em situações de partidas eliminatórias, segue-se esta parte para decidir em caso de igualdade, lembrando sempre que a FÓFI não contempla prorrogações em torneios internacionais.

- Gols fora: Caso o torneio tenha gols fora, qualquer gol feito como visitante será contabilizado para o desempate
- Igualdade: Caso não tenha gols fora ou os gols fora mantiverem o empate, seguirá para as penalidades

Nas penalidades, deve ser usado a dezena e adicionar 10 (ex: se a dezena designada for a primeira, a das penalidades será a 11ª). A partir deste ponto, segue-se estes procedimentos,


  • Com a nova dezena em mãos, deve-se separar os números como antes. O primeiro como mandante e o segundo como visitante.
  • Caso os números sejam ímpares, este deve ser adicionado a quem for ímpar. Caso os dois sejam diferentes, o resultado se forma aqui.
  • Caso após o passo anterior, os números forem iguais, segue-se as próximas duas instruções
  • Caso sejam diferentes desde o começo, prevalece o número que era maior antes, sendo adicionado mais um para este número
  • Se forem números repetidos do começo (00, 11, 22...), compara-se a dezena original com esta. Se a primeira for maior, adiciona 1 para o mandante. Se for menor, adicione 1 para o visitante
  • Caso o placar não seja compatível com as penalidades, retire gols do vencedor até que o placar das penalidades seja compatível


Por isso, recomenda-se a seguinte instrução: Evite alocar mais de 10 partidas no mesmo dia para jogos eliminatórios. Caso tenha mais de 10 jogos, é preferível que se divida em dois ou mais dias.

Do Sorteio do Mundial de Clubes

Por contemplar 7 times, o sistema de sorteio do Mundial deve seguir, além dos demais citados, esses parâmetros:

- Dentre os 3 campeões, os 2 melhores do Ranking FÓFI prevalecerão sobre o pior e disputam a semi-final. O pior irá pro sorteio com os vices e este campeão entrará nas quartas de final.
- Dentre os 3 vices, prevalecerá o sorteio, sendo que um destes jogará a primeira rodada, independente de qualquer circunstância.
- O campeão nacional sempre começará da primeira rodada, independente de qualquer circunstância. Também, caso este campeão nacional seja campeão continental, o 3º colocado do continental será convidado ao torneio e este assumirá esta vaga destinada ao país.
- A numeração para os jogos será na ordem alfabética dos clubes, não podendo este ser trocado.
- Também, este torneio não contempla nenhuma regra específica sobre sorteio

Das Regras Específicas

A FÓFI contempla regras específicas. A medida que forem surgindo, elas serão escritas aqui para futuras referências.


  1. Limitação por país ou grupos: Em torneios de clubes de um ou mais países, a organização pode limitar confrontos entre times de mesmo país ou até mesmo times de mesmo grupo em determinadas fases, mas as fases finais (quartas-de-final), a regra não poderá mais existir. Em torneios de seleções, isso pode ser aplicado por continente e apenas na fase inicial.
  2. Conflito político: Caso se entenda que há um conflito político, a organização pode separar os times destes países ou as seleções de se enfrentarem quando o confronto tiver que ser realizado em campo de um dos países, salvo se um deles for sede de torneio. Caso nenhum dos países envolvidos seja sede do torneio, pode-se negociar um campo neutro para os jogos (cada país deve indicar o local de jogo). Entretanto, o campo neutro será automaticamente imposto caso não haja possibilidade de evitar o confronto entre os dois países. Também, a regra de gols fora será excluída nesta situação.
  3. Posição fixa: Nesta situação, os torneios poderão fixar uma posição para determinadas situações (como campeões ou sedes). Porém, este sistema só contemplará torneios finais (continentais ou Copa do Mundo). Competições de classificação (Eliminatórias) não poderão haver este sistema.
  4. Sorteio sem loteria: A FÓFI permitirá sorteios que não usem a loteria para sortear grupos ou chaveamento. Porém, deve ser comunicado e a FÓFI deve consentir com a situação. É preferível sites que emitam "tickets" no qual você pode conferir o sorteio, mas isso não é obrigatório.
  5. Dezenas acima de 11: Caso a dezena usada no jogo seja 11 em diante e haja as penalidades, haverá 2 possibilidades. Caso as dezenas de 1 a 10 não sejam usadas em nenhum jogo, pode usar as mesmas como se fosse as dezenas 21 em diante. Caso haja o uso delas em qualquer jogo, subtraia 10 do nº do sorteio e use as dezenas de 1 a 10 como se fosse as dezenas 21 em diante.


Última edição por Pardaal em Sab Jul 21, 2018 10:30 am, editado 2 vez(es) (Razão : Colocando as regras sobre Criação de Torneios)
Voltar ao Topo
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum